Neste episódio, nossas palestrantes discutem a relação que as agricultoras agroecológicas brasileiras têm com a “natureza”, em contextos de conflito socioambiental, e como isso influencia seu compromisso de defender sua visão do território e contra as discriminações de gênero, raça, classe e outras que as afetam.
Elas também nos falam do surgimento do projeto GENgiBRe, da originalidade científica de um projeto que mistura ciências agronômicas e sociais e, sobretudo, da forma como esta pesquisa-ação vai além da estrutura acadêmica para entrar em diálogo com seus sujeitos: as mulheres agricultoras são as protagonistas do projeto.
Com a participação de:
Aparecida dos Santos Franco Lourenço, agricultora, Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras (RAMA), Barra do Turvo, Vale do Ribeira.
Danielly Camargo Amorim, agricultora, RAMA, Barra do Turvo, Vale do Ribeira.
Elisabeth Cardoso, coordenadora executiva do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, doutoranda em recursos naturais sustentáveis da Universidade de Córdoba e pesquisadora colaboradora do projeto GENgiBRe.
Isabelle Hillenkamp, sócio-economista, pesquisadora do Institut de recherche pour le développement, membro do Centre d’études en sciences sociales sur les mondes africain, américain et asiatique, Paris, França, coordenadora do projeto GENgiBRe.
“Margarida“, fazendeira, mulher corajosa que conta sobre os conflitos socioambientais em seu território. Seu nome verdadeiro foi removido por razões de privacidade.
Maria Alice Mendonça, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa, Brasil, membro do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Rural, pesquisadora colaboradora do projeto GENgiBRe.
Railyne Paula, habitante da comunidade do Sossego, cooperativa agrícola familiar da Simonesia e ativista do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).
Sheyla Saori, agrônoma, mestre em agroecologia e desenvolvimento rural, técnica da SOF (Sempreviva Organização Feminista) e pesquisadora colaboradora do projeto GENgiBRe.
Jane Aparecida de Souza Santos, fazendeira, RAMA, Barra do Turvo, Vale do Ribeira.
Facilitadora
Nadège Mézié é agente para Ciência e Tecnologia no Service de Coopération et d’Action Culturelle do Consulado Geral da França em São Paulo, e antropólogo por formação. Ela é a apresentadora do podcast “Entre a França e o Brasil” para promover a cooperação em pesquisa no Brasil.
Este podcast é uma iniciativa do Consulado Geral da França em São Paulo para promover a cooperação em pesquisa entre os dois países.