Cerca de 100 agricultoras da Zona da Mata (MG) assistiram à estreia do documentário Raízes da Resistência, realizado por Marília Santana e Vanessa Maciel, em colaboração com a equipe do projeto GENgiBRe (ver também aqui). A exibição ocorreu em 2 de abril de 2025, em Viçosa (MG), durante o Encontro de Mulheres pelo Bem Viver na Zona da Mata, organizado pelo Centro de Tecnologias Alternativas (CTA-ZM), uma das organizações da sociedade civil parceira do projeto.
Democratizar o acesso ao cinema como forma de arte, como forma de cultura e como meio de expressão política e de emancipação continua sendo um grande desafio no Brasil, assim como na França. As agricultoras que levantam as mãos na foto acima estavam em um cinema pela primeira vez em suas vidas, algumas delas como personagens principais do filme! A exibição foi um momento de grande emoção e afirmação das agricultoras como sujeitos coletivos.
O filme também foi exibido em 8 de abril de 2025 em Paris, como parte da abertura da conferência internacional de encerramento do projeto GENgiBRe. Veja aqui o artigo publicado pela Universidade Federal de Viçosa apresentando esses dois eventos.